sexta-feira, 26 de agosto de 2011

As palavras e a lingua


                                    

                   Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo corpo.
           Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
          Vede também as naus que, sendo tão grandes e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
              Assim também a lingua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
        A lingua também é um fogo, como mundo de iniquidade, a lingua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
       Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; mas se nenhum homem pode domar a lingua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
      Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens,, feitos à semelhança de Deus: de uma mesma boca procede benção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
     Por ventura, deita alguma fonte de um mesmo manacial água doce e água amargosa?
    Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Assim , tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
    ( Tiago 3:2-12 )




    A passagem acima é bem clara, sobre o que é a lingua, do poder que ela tem, e das consequências do que ela faz, e se pudéssemos domar a nossa lingua, então seriamos mais felizes, mais perfeitos, e tudo seria tão bom, não é verdade? Mas infelizmente nao podemos doma-la, mas podemos fazer de tudo para refrea-la, tendo muito cuidado com as palavras que saem de nossa boca.
   Escuto muito essa frase que diz: Poxa fulano tem uma lingua que não cabe na boca.sabe porque alguém fala isso? porque ela sabe que  fulano fala demais, fala coisas que podem destruir, criar contendas, fala coisas sem pensar, enfim realmente sua lingua não cabe na boca, só jesus na vida dessa pessoa. Existem também aquela frase que diz: Quando fulano morrer tem que ter um caixão para ela e outro para a lingua, tudo porque a pessoa não sabe refrear sua lingua e usa ela só para contaminar seu corpo e quem está por perto dela.
     Aqui podemos observar que a lingua é um pequeno membro que está entre nossos membros e que é capaz de contaminar todo nosso corpo, inflamando o curso da natureza, por ser inflamda pelo fogo do inferno. Tiago afirma que não podemos refrear a lingua, mas temos que vigiar, tentar cuidar para que não deixemos a nossa lingua nos contaminar com as palavras de maldição, com palavras de derrota, sempre nos guardando de toda peçonha mortal que ela está cheia.
    Existem pessoas que usam a lingua para amaldiçoar, pessoas que são feitos semelhança de Deus. Como pode isso acontecer? realmente não dá para entender. Isso é lamentável. Existem muitos que da mesma lingua procede palavras de benção e de maldição, como pode isso acontecer? Aqui afirma que não é certo que isso aconteça.
   Como pode uma fonte sair água doce e amarga ao mesmo tempo?
   Como pode a figueira produzir azeitonas, e a videira produzir figos? impossível. Da mesma forma é impossivel uma lingua abençoar e amaldiçoar uma pessoa feito a semelhança de Deus? Não dá.
    Da mesma forma temos que ter cuidado com as palavras que saem de nossa boca, as palavras possui um poder muito grande, porque é mais fácil murmurar, falar palavras negativas, palavras que só vai trazer maldição, contendas e fracassos.
    Vamos aprender a profetizar coisas boas, vamos acordar de manhã e agradecer a Deus pela noite, pelo dia que será maravilhoso e pela vida, estar vivo, estar com saúde.
    Aprendar a falar coisas positivas e boas para sua vida.
   Cuide e tente refrear sua lingua e que ela venha ser para abençoar, profetizar,vida, saúde, paz e muitas bençãos. Espero que você tenha entendido o que a palavra acima citada, nos esclareceu nos revelando o que é a lingua e como as palavras tem poder.
  Desejo que você a partir de hoje, venha ter sabedoria e discernimento para vigiar as palavras que sai de sua boca e que cuide para que sua lingua nunca contamine seu corpo, fazendo você uma pessoa doente de corpo, alma e espirito.




Que Deus te abençõe.


     
      

            


                   
           

          

Nenhum comentário: