quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ele abriu o Mar, não temas crê somente


 




                    Então,disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim ? Dize aos filhos de Israel que marchem.
            E tu, lavanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.
           Então, Moisés estendeu a sua mão sobre o mar,  e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.
          E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas lhe foram como muro à sua direita e a sua esquerda.
         E  os egípcios seguiram-nos, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar.
        E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o Senhor, na coluna de fogo e de nuvem, viu o campo dos egípcios; e alvoroçou o campo dos egípcios,
       E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e fê-los andar dificultosamente. Então, disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o Senhor por eles peleja contra os egípcios.
      E disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros.
     Então, Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios fugiram ao seu encontro; e o Senhor derribou os egípcios no meio do mar,
    Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo exército de Faraó, que os havia seguido no mar; nem ainda um deles ficou.
   Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.
   Assim, o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.
   E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios, e temeu o povo ao Senhor e creu no Senhor e em Moisés, seu servo.



Êxodo 14:15-16/ 21-31
             O povo de Israel passou 400 ano sendo escravo de Faraó, sendo humilhado, sofrendo, Deus jamais esqueceu de seu povo, Nesse tempo Nasce Moisés, que cresceu, tornou-se homem e no tempo de Deus, Ele o chamou para cumprir algo que só a ele cabia, libertar o povo de Deus. Moisés nasceu para ser o libertador do povo de Israel, foi o maior profeta, lider que existiu.
            E quando o povo sai do Egito, depois de várias pragas que os egípcios sofreram, mas mesmo assim Faraó se arrepende de ter permitido que o povo fosse embora e resolve ir atrás. Imagine a cena, noite o povo todo com crianças, ançiãos (pessoas idosas), de frente para um mar; sem direção, sem alternativas, aos olhos naturais sem esperança nenhuma. O povo não imaginaria jamais que aquele mar se abriria para eles passarem, em seco. É onde muitas vezes nos vemos, diante das adversidades, das lutas, dos problemas, de certas situações, não imaginamos o que Deus pode fazer por nós e para que nós venhamos alcançar nossos objetivos, nossos sonhos, resolver nossos problemas. De tanto o povo murmurar, querer desistir, Moisés como servo de Deus e lider daquele povo resolve interceder clamando a Deus. Deus lhe pergunta: Por que clamas a mim. diga ao povo que marchem.
         Existem certas situações, que Deus não quer que venhamos clamar Ele quer que marchemos, o resto Ele faz. E foi o que Deus fez, usando o seu servo Moisés, e Ele abriu o Mar vermelho e o povo passou no meio do mar em seco. Incrível ! mas Deus é assim, Ele abri o mar, basta somente você crer e confiar.
        Não deixe as situações abalar sua fé, não permitindo que você contemple o milagre que Deus quer fazer em sua vida. Marche, creia e confie, e se você estiver de frente para um mar, Deus abre esse mar para você.

      Que Deus te abençõe.