terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Um homem chamado Jó - Parte 3






             E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o SENHOR. Então, o SENHOR disse a Satanás: De onde vens? E respondeu Satanás ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela.
         E disse o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus, desviando-se do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa.
       Então, Satanás respondeu ao SENHOR e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. Estende, porém, a tua mão, e toca-lhe nos ossos e na carne, e verás se não blasfema de ti na tua face!
      E disse o SENHOR  a Satanás: Eis que ele está na tua mão; poupa, porém, a sua vida. Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de uma chaga maligna, desde a planta do pé até o alto da cabeça. E Jó, tomando um pedaço de telha para raspar com ele as feridas, assentou-se no meio da cinza. Então, sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus e morre.
     Mas ele lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos o bem de Deus e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com seus lábios. Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que tinha vindo sobre ele, vieram, cada um do seu lugar: Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita; e concertaram juntamente virem condoer-se dele e consolá-lo.
    E, levantando de longe os olhos e não o conhecendo, levantaram a voz e choraram; e rasgando cada um o seu manto, sobre a cabeça lançaram pó ao ar. E se assentaram juntamente com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a dor era muito grande.
   Jó 2:1-13

     É impressionante como o diabo tenta a todo custo, fazer com que venhamos a amaldiçoar e blasfemar contra Deus, por coisas tão fúteis, tão pequenas e Jó nos dá um exemplo de uma fidelidade e uma confiança que mesmo depois de perder bens, filhos e até sua saúde, continua inabalável e intacta. Jó para mim é uma lição de paciência, confiança e fidelidade. E com ele podemos aprender que nem sempre estar numa situação difícil ou num leito de enfermidade, é motivo para acharmos que Deus nos esqueceu.
    As vezes até pessoas próximas a nós vem com palavras absurdas como a esposa de Jó  fez. É muito fácil as pessoas que estão de fora olhar a situação e sem perceber emprestar a boca para Satanás e falar coisas que em muitas vezes, nos faz refletir e sem perceber, pecamos contra Deus. Mas mesmo em meio a pessoas assim, devemos lembrar do Deus que conhecemos e colocar nossa vida totalmente nas mãos dele.
   Os amigos de Jó souberam do que havia acontecido com ele, mas eles não tinham noção da proporção do estado dele até depararem com ele e assim, ficarem chocados com o seu estado e sem palavras. Eles ficaram sete dias e sete noites diante de Jó sem dar uma só palavra, apenas olhando e pensando o que poderia um homem, reto, temente a Deus e íntegro ficar naquele estado, não havia motivos para estar assim, a não ser que tenha pecado. Pois é isso é a primeira coisa que os outros pensam quando estamos passando um problema, uma dificuldade, principalmente quando se trata de um cristão, de uma pessoa que aceitou Jesus,  a primeira coisa que as pessoas pensam é que a pessoa está em pecado e  foi isso que os amigos de Jó pensaram também.
    Mas o que podemos ver aqui é que mesmo em meio ao julgamento dos outros, Jó conhecia a Deus e sabia que mesmo com tudo Deus ainda era o seu redentor e que mesmo diante de uma enfermidade cruel, isso passaria.
   Mas Jó foi fiel e sua fidelidade foi inabalável.
   Deus enviou seus amigos, não para julgarem ele, mas para ajuda-lo.

   Se você está passando por uma dificuldade, por uma enfermidade, por uma adversidade, não perca tempo questionando o porque? Mas sim para que? Deus permitiu que você passasse por isso e lembre-se sempre que Deus nunca abandona ninguém, nem se afasta. É nós que nos afastamos do Senhor, e por isso sofremos, passamos por situações que se estivéssemos na presença dele, não passaríamos jamais.



   Continua....