sexta-feira, 1 de julho de 2011

Em meio ao caos, faça como Neemias

            "E sucedeu que, ouvindo essas palavras, assentei-me, e chorei, lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus." - Neemias 1:4

                                                                                  

             Como é difícil pensarmos,refletirmos, estar com a mente centralizada,as vezes até tomar decisões importantes diante de um turbilhão de problemas. Não é verdade ?
             Pois é. O engraçado é que é mais fácil nós entrarmos no problema, deixando o desespero, a insegurança, a dúvida,a situação a nossa volta dominar ao ponto de acreditarmos que nada, nem ninguém, enfim pode nos ajudar. Nessas horas os amigos desaparecem,parece que tomaram doril; e em meio ao desespero só passa pela cabeça, somente bobagens,negatividades e coisas que só vai nos afundar mais. Como diz o ditado popular e isso é verdade: Mente vazia, oficina do diabo, na verdade sua mente está vazia sim, não se conta uma mente cheia de coisas negativas, pessímistas, se tem isso tudo é porque está realmente vazia, sendo dominada pelo diabo que coloca só coisas ruins.
             Bom o que quero deixar aqui é um exemplo maravilhoso de uma homem que não era nada,não tinha instrução,não possuia cargo importante na cidade de Jerusalem,era um simples copeiro do Rei Artaxerxes; apesar de sua função não ser reconhecida; mas era uma posição importante,porque o copeiro do rei era responsável pela seleção do vinho que era servido, ele o copeiro tinha que provar o vinho antes de ser servido, para ter a certeza que não estava envenenado, servi-lo e ainda ser uma companhia à altura do rei, nesta função ele as vezes oferecia conselhos ao rei e apreciava sua confidencias. Bom esse copeiro chamado Neemias, quando se deparou com a cidade de Jerusalem totalmente destruida,seus portões e muros destruidos, Neemias teve quatro atitudes:
              1. Ao ouvir que Jerusalem estava destruida, ele se sentou e chorou.
               veja bem, ele sentou-se pasmo com a noticia,e chorou; atitudes natural de uma pessoa,que em meio ao caos, sua fraqueza humana o faz agir dessa forma, logo depois ele lamenta por alguns dias como diz o vesículo,atitude também natural,depois de algo que nos impacta. quando nos deparamos com um grande problema,nós temos as vezes esse hábito de lamentar,quando sofremos por algo, por perdas na nossa vida,e Neemias lamentou por uns dias. Mas depois de sentar-se, chorar e lamentar; ele tomou duas decisões importantes que o levaram a agir com sabedoria. 
               2. Depois de lamentar. Ele jejuou e orou ao Deus dos céus. O que é jejuar ? Jejuar é você se abster de alimento por um espaço de tempo. A biblia diz em Marcos 14:38- Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espirito, na verdade está pronto, mas a carne é fraca. Bom quando você jejua, enquanto sua carne sente fome, seu espirito se fortalece, é claro que durante o jejum você deve estar em oração, ou meditando na palavra de Deus. Bom ele jejuou e orou e consequentemente, Deus o orientou, com sabedoria e mesmo com pessoas que estavam zombando dele e torcendo para que ele não conseguisse. Mas Deus enviou pessoas que o ajudaram e o rei também autorizou que ele fizesse o que ele tinha no seu coração. E em meio ao caos, ele com sabedoria reconstruiu os muros de Jerusalem, edificou a cidade e venceu.                                                 
                                                                   

         Hoje eu te pergunto qual a área em sua vida que o inimigo, destruiu ? Deus te permite que você sente, chore, lamente, mas depois levante jejue, ore  e peça a Deus que ele te dará as ferramentas que você precisa para reconstruir tudo aquilo que o diabo destruiu, tirou de sua vida. Para Deus não existe impossível,não tem jeito,não existe solução. Deus pode tudo, basta somente que você permita que ele direcione e controle sua vida. Ele pode mudar tudo, ainda que na sua vida exista um sambalate querendo zombar, com palavras de desânimo, com palavras negativas, não dê ouvidos a ele faça o que Deus colocar em seu coração, sem dizer nada a ninguém. Lembre-se Deus será contigo.
         Gostaria muito que você reservasse um tempo e lesse com carinho e com calma, o livro de Neemias ( Velho testamento- depois do livro de 2 cronicas, antes do livro de Ester ), é muito interessante a maneira como Neemias toma para si a situação e edifica a cidade. Nos ensina também sobre liderança. Você vai gostar e vai te ajudar muito, sem contar que você vai conhecer a história mais detalhadamente; e vai entender o que tentei passar para vocês com essa pequena esplanação do vesículo acima. 
          Desejo de coração que essa seja mais uma palavra de vida para você.






       Que Deus te abençõe.