quarta-feira, 11 de abril de 2012

Nunca seja precipitado, seja obediente sempre

                                  

          Saul oferece sacrifícios, e Samuel reprova-o

         1 Samuel 13:8-14


        E esperou sete dias, até ao tempo que  Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se espalhava dele.
       Então, disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.
      E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou, e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar.
     Então, disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, eu disse: Agora, descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do Senhor não orei; e forcei-me e ofereci holocausto.
    Então, disse Samuel a Saul: Agiste nesciamente e não guardaste o mandamento que o Senhor, teu Deus, te ordenou; porque, agora, o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre.
   Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo seu coração e já lhe tem ordenado o Senhor que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.

           Saul foi escolhido pelo povo para ser rei de Israel, Deus usando seu profeta Samuel ungiu a Saul rei, respeitando a vontade do povo.
          O que fez Saul cair, e perder o seu reinado? Foi uma coisa chamada precipitação que levou-o a desobedecer aos mandamentos de Deus, perdendo assim sua comunhão com Deus, seu reinado e logo depois ficou sendo atormentado por um espirito maligno.
         Ele diante de uma batalha contra os filisteus, vendo que o povo se espalhava dele, e olhando a situação de modo natural,não soube esperar a chegada do profeta Samuel, e precipitou-se em fazer algo que não podia e não devia, sacrificar ao Senhor sendo que só quem podia fazer tal coisa era o profeta Samuel, e sua precipitação levou a cair espiritualmente,  perdendo a benção de Deus sobre seu reinado.
       As vezes nós humanos esquecemos que a nossa natureza humana possui  fraquezas, que as vezes nos fazem agir de maneira contrária a vontade de Deus; a precipitação é uma arma muito eficaz para se perder a benção, para frustrar nossos planos e assim deixamos de ter êxito e, em certas situações perdemos até a razão. A precipitação não é boa em nada na nossa vida, ela nos faz agirmos pelo natural, sem discernir o que realmente Deus quer fazer na nossa vida, impedindo o agir de Deus.
     Se Saul soubesse esperar Samuel chegar, e não se precipitasse em oferecer sacrificios ao Senhor, o próprio Deus teria confirmado seu reinado, ele seria um rei bem sucedido e abençoado, porque saberia obedecer aos mandamentos de Deus.
     Sabe o que aprendo com isso? que a precipitação é um passo para desobediência que nos leva ao fracasso, a maldição e a nossa própria vontade, descartando todas as possibilidades que Deus nos concede, nos orienta e nos direciona.
     Muitos falam e acreditam que Deus se afasta de nós, isso é mentira, Deus nunca se afasta de ninguém, nós que nos afastamos de Deus e agindo dessa maneira é que nos afastamos dele.
    Se você está orando ao Senhor, pedindo a Deus algo, fique na confiança somente dele, creia, ore, confie e espere o agir de Deus,  não deixe a precipitação tomar conta de seu coração, apenas saiba esperar o tempo de Deus, o agir de Deus e você vai ver a benção chegar, a vitória vir e tudo será somente benção em sua vida. Como a palavra de Deus diz: "um abismo chama outro abismo."- Salmo 42:7, hoje você age com precipitação, que te leva a desobedecer, que te leva a duvidar que te leva a pecar, assim uma coisa chama outra para cada vez mais você se afastar de Deus.Então se você colocou sua vida na direção e controle de Deus, apenas descanse nele, porque é Ele quem peleja por nós. Ele diz: "Pois a peleja não é vossa, senão de Deus". 2 Crônicas 20:15b; se você pediu algo ao Senhor apenas creia e continue orando, confiando, saiba esperar o agir de Deus. Quando nos precipitamos perdemos a benção, porque não estamos no querer e na vontade de Deus, saindo do propósito que Deus quer, para alcançarmos a vitória, seja na área sentimental, financeira, profissional, enfim em nossa vida.
     O que Deus quer que façamos? Mesmo que tudo possa mostrar que não há solução, o inimigo nos cercando, assim como os filisteus fizeram com o Saul e o exército de Israel, nos sentirmos sozinhos, mas não vamos nos precipitar em momento algum; porque Deus está conosco, Ele está trabalhando à nosso favor e se ficarmos apenas esperando o agir de Deus, sem duvidar, sem se precipitar, estaremos na obediência e com certeza Ele nos dará vitória em tudo.

   Hoje faz uma semana que ministrei essa palavra na igreja que congrego, a mesma mensagem, só que esplanada de maneira diferente, porque a sua palavra se renova a cada dia. Foi uma benção para igreja, creio e profetizo que seja uma benção para você também.
  ENTÃO NUNCA DEIXE A PRECIPITAÇÃO TOMAR CONTA DE SEU CORAÇÃO, SUA MENTE, FAZENDO VOCÊ COMETER ATITUDES QUE PODEM SÓ TRAZER POBLEMAS, MALDIÇÃO PARA SUA VIDA.

QUANDO DEUS ESTÁ NO CONTROLE, TUDO DÁ CERTO.

      

 Obs: Naquela época sacrificava ao Senhor com animais( que fossem perfeitos, sem defeito )para expiação dos pecados do povo de Deus, através do sacerdote, ou mesmo do profeta como Samuel fazia quando estava com Saul. Somente o sacerdote fazia tal coisa. O sacerdote era o  porta voz do povo para Deus e o profeta era o porta voz de Deus para o povo .Depois que Jesus morreu na cruz, Ele foi o sacrifico para nos comprar com seu precioso sangue, com isso o véu se rasgou, então hoje qualquer pessoa pode se colocar na presença de Deus através da oração, primeiramente pedindo perdão pelos seus pecados, e se quebrantando diante dele. Isso é maravilhoso você poder falar diretamente com Deus. Então faça isso busque a Deus, ore, entre na presença daquele que é o único que pode ter dar uma vida vitoriosa, abençoada.


    Que Deus te abençõe.
                  

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou do Ministério infantil em minha igreja. Estava buscando sobre o livro I Samuel para dar aula e vim para aqui neste blog. Ainda ontem meu coração estava em desespero por algo que tenho lutado ha anos, por um milagre profissional, estava saindo da vontade de Deus querendo agir com minhas mãos, mas ontem Deus falou ao meu coração e hoje ao ler estas palavras tudo ficou ainda mais claro e vejo como Deus fala de varias formas. Gratidão era tudo o que precisava ler e tudo o que estou vivendo. Sei que a vitória virá e agora estou buscando ainda mais a presença de Deus. Parabéns por esta mensagem, continue a realizar postagens, Deus ainda tem muito para te usar. Gratidão!!!